Como escolher o computador ideal?

Quando se fala em comprar um computador, geralmente surgem várias dúvidas na cabeça de uma pessoa, e a principal é: como não errar na escolha do equipamento? Isso não é algo tão complexo. O primeiro passo que se deve seguir é definir que tipo de uso você quer ter para o equipamento.

Se você usar o PC para operações mais básicas como, acessar a internet, fazer trabalhos de faculdade ou escola em editores de texto,  assistir algum filme e, atividades do gênero,  isso se torna mais fácil.

Basta escolher um processador de baixo a  médio desempenho, de preferência de gerações mais novas, uma placa mãe compatível com o socket do processador, memórias compatíveis com a placa mãe (hoje em dia, considero indispensável, ao menos 4GB) um disco rígido a gosto e, uma fonte com baixa potência.

Agora, se você é um usuário que necessita de um equipamento para atividades gráficas avançadas como arquitetura ou jogos, prepare o seu bolso para um preço mais salgado.

Escolha um processador e uma placa mãe de médio a alto desempenho, sempre com tecnologia  atual e, lembrando da compatibilidade do socket, pelo menos 4GB de memória, compatível com a placa mãe, um HD a gosto (quanto maior a capacidade, melhor) e, a principal peça para a execução de programas gráficos: a placa de vídeo.

Existem milhares de tipos de placas de vídeo, mas que podem ser divididas, basicamente em três categorias: Baixo, médio e alto desempenho.

Obviamente, quanto mais alto o desempenho, mais cara é a peça e, maior terá que ser a potência da fonte de energia que se deve adquirir. E agora? Qual das três categorias comprar?

Por experiência própria, aconselho comprar uma VGA de médio ou alto desempenho, tanto para programas gráficos quanto para jogos, pois você conseguirá usar a placa por ao menos dois anos e, em se tratando de velocidade na evolução tecnológica, dois anos é muito tempo.

Lembrando também que, a exigência do usuário, quando se trata de detalhes gráficos, sempre aumenta e, se o PC possuir uma VGA de médio a alto desempenho, você evitará gastos inesperados em uma nova VGA.


× Como posso te ajudar?